Guarda-roupa cápsula masculino

Você já ouviu falar em guarda-roupa cápsula? É uma forma de resolver seus problemas quando você pensa que não tem nenhuma peça para sair. Afinal, quem nunca teve essa sensação? Ou que as suas peças não satisfaça as suas exigências?

Parece que nunca tem nada suficiente para vestir, não é mesmo? Você até possui várias peças de roupas, porém utiliza com frequência poucas delas Então, a sensação é de nunca ter nada para usar.

Isso é normal, mas não se acomode. Afinal, se isso acontecer, vai sempre ter dúvidas do que usar na hora de sair. Mas o guarda-roupa cápsula é uma forma simples de resolver os seus problemas. Continue acompanhando que vamos te explicar mais sobre ele.

Qual o conceito de guarda-roupa cápsula?

Um guarda-roupa cápsula é um armário construído para ser, ao mesmo tempo, eficiente e versátil. Afinal, as peças são pensadas para poderem combinar umas com as outras. Dessa forma, você consegue maximizar a usabilidade delas e montar muitos looks com poucas peças. Isso traz praticidade para o dia a dia e também para o seu bolso.

Os itens que entram no armário cápsula são os básicos. Portanto, opte por camiseta, camisa, jaqueta, calça, bermuda e calçado. Cuecas, roupas esportivas e acessórios constituem uma categoria à parte. Afinal, pensamos aqui em looks para a sua rotina.

Mas como comprar roupas?

O segredo do guarda-roupa cápsula é pensar o seguinte ao comprar suas roupas: “essa peça combina com as demais que eu tenho?” Se a resposta for não, pense em outra alternativa. Se for positiva, maravilha.

Qual o número de peças para um guarda-roupa cápsula?

A resposta é: varia de acordo com a sua necessidade. Afinal, não há uma regra específica para isso. Mas com 12 peças bem escolhidas é possível você montar 54 looks diferentes e com muito estilo. Portanto, quase dois meses sem repetir nenhuma combinação. Então, se seguirmos essa linha lógica, com 25 peças você monta looks bonito o ano inteiro!

Pense nas cores

Uma das coisas mais importantes para se pensar na hora de criar o seu guarda-roupa cápsula é a cor das peças. Mas tons muito chamativos são mais difíceis de combinar, portanto, elas não são versáteis. Aqui a dica é optar por cores mais neutras, de fácil combinação.

Porém, nada impede de você ter peças em seu armário que sejam mais coloridas. No entanto, opte por usá-las em momentos mais casuais.

Veja qual a sua necessidade e desenvolva seu estilo pessoal

Um guarda-roupa cápsula não tem um conceito engessado, afinal, ele precisa ser adaptado a sua necessidade. Por exemplo, se o seu trabalho não tem uniforme, você precisa investir em roupas mais casuais como calça jeans, camisetas e sneakers. Mas se for social, você necessita de peças de alfaiataria.

Além disso, outro grande benefício desse tipo de armário é a possibilidade de desenvolver seu estilo pessoal. Combinações clássicas e peças básicas não tem erro!

Exemplo de um guarda-roupa cápsula

Falamos até aqui sobre como montar uma guarda-roupa cápsula. Agora vamos te dar um exemplo. Mas deixamos bem claro que isso é um exemplo, pois esse armário deve ter peças que se encaixam a sua necessidade!

Veja:

• 4 calçados;

• 6 calças/bermudas;

• 7 camisas/camisetas;

• 3 jaquetas/blazer.

São peças coringas e procure ter sempre cores mais neutras. Portanto, jeans claro e escuro, branco, preto, azul marinho, cinza e sapatos em tons neutros são excelentes. Aqui você tem 20 peças que combinam perfeitamente entre si.

Sendo assim, é possível você montar looks para o seu dia a dia sem repetir nenhum deles. Especialmente se todas as suas peças do guarda-roupa cápsula forem neutras.

Gostou da dica? Compartilhe essa informação.

Baixe o Guia completo da moda

Moda, moda, moda! Baixe agora o nosso guia completo da moda, elaborado por toda a nossa equipe, com conteúdos que nunca revelamos a ninguém antes!