Por que não lavar a calça jeans?

Sabia que lavar a calça jeans com frequência pode ser um grande erro? Pode parecer algo estranho, afinal, porque lavar uma calça pode ser errado. Porém, a frequência com a qual você higieniza essa peça pode estar além do ideal para o seu tempo de vida útil.

Além disso, o presidente da Levis chegou a afirmar há algum tempo que se você quiser ajudar o planeta, não lave a sua calça jeans. Segundo ele, passar um pano úmido é o suficiente para manter a roupa.

Mas, será verdade? Preparamos esse post para que você entenda porque não lavar a calça jeans. Então, continue acompanhando e compreenda o tema. Boa leitura!

Mas porque não devemos lavar a calça jeans?

Muitos especialistas em jeans afirmam que a lavagem constante a esse material o desgasta. Portanto, para melhor conservar a sua calça jeans, o ideal é lavá-la o menos possível.

Além disso, lavar a calça jeans pode contribuir para acumular os problemas ambientais do planeta. Um deles, em especial, é o desperdício de água. Afinal, as lavagens excessivas e sucessivas ao tecido, seja na máquina de lavar ou não, usa água demais.

Outro ponto que fez o CEO da Levis dar essa declaração para não lavar a calça jeans é que isso afeta a coloração da calça. Entretanto, ele ainda afirma que uma calça de qualidade não precisa ser lavada constantemente na máquina. Aliás, ele afirma que quanto mais tempo a calça jeans ficar sem contato com a água é melhor.

Sua pergunta deve ser: mas como eliminar a sujeira e o odor da calça? De acordo com o executivo, somente passar um pano único na calça e colocar para secar ao sol já é suficiente.

Com qual a frequência devo lavar a calça jeans?

Como você viu, o CEO da Levis não recomenda lavar a calça jeans de jeito nenhum. Porém, essa prática para algumas pessoa pode soar um pouco estranho demais. Aliás, muitos acham até nojento.

Em 2011, a Universidade of Alberta, no Canadá, fez uma pesquisa sobre esse tema. Uma das bases foi à análise de uma calça jeans sem lavar por 15 meses. Acredite, o estudante ficou esse tempo todo sem lavar a calça jeans.

A calça foi analisada pelos pesquisadores, testando os níveis de bactéria na peça. O resultado foi incrível, pois eles perceberam que essa peça tinha o mesmo número de bactérias do que aquela calça que foi lavada há duas semanas.

Portanto, a conclusão foi que o jeans é um tecido que não precisa ser lavado constantemente. Mas vamos ser realistas, se uma taça de vinho cair em sua calça ou uma tinta, é preciso lavar a calça jeans para não manchar. Sendo assim, usar bom senso sempre.

Não vamos estipular aqui um prazo de qual a periodicidade lavar a calça jeans. Afinal, não sabemos com qual frequência você a usa. Portanto, use o bom senso para saber quando higienizar essa peça, pois agora você já sabe qual não precisa ir ao tanque toda semana ou todos os dias.

Conclusão

Agora você já sabe o porquê não lavar a calça jeans com frequência. Afinal, o desperdício de água é alto e também diminui a vida útil do tecido. Portanto, higienize a sua peça de roupa com inteligência, assim você terá aquele jeans queridinho por mais tempo!

Como diz o CEO da Levis, somente um pano úmido e secagem ao sol já são o suficiente para limpar e conservar a sua peça.

Baixe o Guia completo da moda

Moda, moda, moda! Baixe agora o nosso guia completo da moda, elaborado por toda a nossa equipe, com conteúdos que nunca revelamos a ninguém antes!