Como surgiu a calça jeans?

Não importa a época ou estação do ano, a calça jeans tem seu espaço garantido. Afinal, seja no armário masculino ou feminino, essa peça faz sucesso e combina com qualquer look. Aliás, com diversas ocasiões também.

Essa peça popular surgiu há quase 200 anos. Portanto, ela não é tão recente assim, mas depois da sua invenção, nunca mais saiu do cotidiano das pessoas.

Então, hoje você vai conhecer a história da calça jeans. Afinal, você, com certeza, já vestiu essa peça em algum momento da sua vida. Então, aprenda mais sobre essa roupa amada por muitos! Boa leitura.

A calça jeans surgiu onde?

Uma parta da história da calça jeans se passa na França. Ela foi fabricada pela primeira vez em 1792, na cidade de Nîmes, ao sul do país. Porém, não foi propriamente dito o jeans, mas de um tecido robusto que depois veio a ser a matéria-prima para o jeans que hoje conhecemos.

O denim francês era a matéria-prima que seria usada posteriormente para a fabricação da calça jeans. Porém, ele foi atualizado e hoje em dia está muito mais resistente.

O jeans começa a tomar forma

A palavra jeans não tem origem francesa, mas italiana. O termo é uma forma como os franceses se referem aos cidadãos e produtos vindos da cidade de Gênova, que fica ao norte da Itália.

Na época, a cidade italiana era uma república. Porém, em 1797, com a ascensão de Napoleão Bonaparte, houve a formação do Primeiro Império e Gênova foi invadida. Ela passou a fazer parte da França Napoleônica.

Com as transações comerciais da época, o denim alcançou a cidade de Cristóvão Colombo. A partir de então, a calça jeans começou a tomar a forma que conhecemos atualmente.

A chegada da calça jeans aos Estados Unidos

Em 1851, Levi Strauss migrou na cidade de Buttehein para Nova York. A cidade naquela época já começava a ter os traços de diversidade que hoje conhecemos.

Ele, inicialmente, começou a trabalhar em um pequeno comércio de família. Mas não por muito tempo, pois Strauss foi para costa leste e iniciar a sua corrida de ouro.

Inicialmente, Levi foi para São Francisco, onde pretendia abrir um armazém com diversos produtos de mineração. No entanto, a demanda, que antes era alta, foi diminuindo.

Porém, Levi começou a perceber que um dos problemas dos mineradores eram suas condições insalubres e, com isso, o seu tempo de vida era pouco. Uma dessas precárias condições era a sua vestimenta.

Quando Levi Strauss percebeu que havia possibilidade para o mercado de roupas, apostou na ideia. Ele conheceu Jacob Davis, que inventou uma calça com pequenos pedaços de metais para proteger os mineradores. Uma metáfora da calça jeans.

Porém, com o passar dos anos, houve a invenção da calça jeans com zíper. Permitindo aos mineradores melhores condições de trabalho e conforto também. Sendo assim, em 1873, Levi Strauss inaugurou, juntamente com Jacob Davis, a calça jeans nos Estados Unidos.

Dos mineradores para a peça mais acalmada do mundo

Após Strauss lançar a sua patente nos Estados Unidos, depois de 80 anos a calça jeans saiu do meio dos mineradores e fábricas, fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Porém, somente nos anos 50, depois que um ator americano usou a calça jeans em seu dia a dia é que a peça se tornou popular. A partir de então, a vestimenta passou a ser vista com outros olhos pelas pessoas, especialmente pelos mais jovens.

A calça jeans passou a ser a peça de roupa mais aceitável dá época. Nos anos seguintes, até os dias atuais, ela passou a fazer parte da rotina da população, de diversas faixas etárias.

Gostou de saber mais sobre a história da calça jeans? Deixe seu comentário.

Baixe o Guia completo da moda

Moda, moda, moda! Baixe agora o nosso guia completo da moda, elaborado por toda a nossa equipe, com conteúdos que nunca revelamos a ninguém antes!